Negro Escravizou o Próprio Negro

Há um outro lacre bizarro sobre racismo que é o seguinte: o negro escravizou o próprio negro e quem o libertou foi um branco (no caso do Brasil, uma branca).
É bem triste cristãos — ou supostos cristãos — usarem esse argumento para calar quem fala de racismo ou de escravização de negros. Dizer que este argumento encerra o assunto nada mais é do  que a perfeita demonstração de que, além da tentativa de silenciar, existe uma falta de empatia muito grande. Francamente, é bizarra essa embriaguez ideológica dos cristãos brasileiros, que tem conseguido escantear o evangelho para dar lugar a uma visão com uma forte maquiagem de cristandade.

Quanto ao ponto de que racistas e direitistas falam, vamos lá bem rapido:

  • Africanos escravizaram outros africanos.
  • A escravidão africana, no entanto, não foi como a europeia.
  •  Na África, os escravos eram prisioneiros de guerra, pessoas que tinham dívidas ou que haviam cometido crimes.
  • Até mesmo no mundo bíblico foi assim: os escravos eram povos dominados, muitas vezes eram voluntários, sem falar da relação de empregados que tinham.
  • No mundo, sempre houve escravidão; no entanto, ela não foi como a que houve nas Américas.
O intuito não é romantizar a escravidão. Mesmo sendo bem diferente em várias épocas, não deixa de ser algo bem ruim.

Imagem: Pixabay



Vou compartilhar alguns vídeos sobre escravidão e escravidão negra. O primeiro será de uma pessoa que, na grande maioria das vezes, eu discordo; mas que, nesse caso, acertou bem: Yago Martins. O título do vídeo é A Bíblia Defende a Escravidão? e nele o teólogo manda muito bem com seu festival de referências. Este vídeo para entender bem sobre escravidão de maneira geral no contexto bíblico.

O segundo, bem mais curto que o do Yago, é intitulado O Negro escravizou o Negro? e trata desse discurso usado muitas vezes para impedir o combate ao racismo.

O terceiro é do canal de História Leitura ObrigaHISTÓRIA cujo o título é Legado Negado: a escravidão no Brasil em um guia incorreto em que Icles Rodrigues, Mestre em História, trata não só dos erros factuais do livro sobre a história do Brasil do jornalista Leandro Narloch como também de interpretações problemáticas sobre a história do país. Este vídeo é um documentário de qualidade.

O quarto e último é do mesmo canal de historia, mas é bem mais curto: O que foi a segunda escravidão? - Conceitos 

Por falar em História, há dois podcasts sobre disciplina que eu recomendo: História em Meia Hora, que agora é original Spotify, e o História FM, do Icles Rodrigues. Rodrigues.







Comentários

Postagens mais visitadas