Eleição e Predestinação

Texto postado pelo pessoal do site arminianismo.com, o qual você pode ver a versão original AQUI ou ler na Bíblia de Estudo Pentecostal, no livro de Efésios.


Eleição e Predestinação

Donald C. Stamps e John Wesley Adams

Eleição. A escolha de Deus daqueles que crêem em Cristo é um importante ensino do apóstolo Paulo (veja Rm 8.29-33; 9.6-26; 11.5, 7, 28; Cl 3.12; 1Ts 1.4; 2Ts 2.13; Tt 1.1). A eleição (gr. eklego) diz respeito à escolha de Deus em Cristo de um povo que ele destina a ser santo e irrepreensível diante dele (cf. 2Ts 2.13). Paulo vê esta eleição como expressão da iniciativa de Deus como o Deus de infinito amor ao nos dar como criação finita toda bênção espiritual através da obra redentora de seu Filho (1.3-5). O ensino de Paulo sobre a eleição envolve as seguintes verdades:

(1) A eleição é Cristocêntrica, isto é, a eleição dos humanos ocorre somente em união com Jesus Cristo. “[Ele] nos elegeu nele” (Ef 1.4; veja 1.1, nota). O próprio Jesus é o primeiro de todos os eleitos de Deus. Acerca de Jesus, Deus afirma, “Eis aqui o meu servo, que escolhi” (Mt 12.18; cf. Is 42.1, 6; 1Pe 2.4). Cristo, como o eleito, é a base de nossa eleição. Somente em união com Cristo nos tornamos membros dos eleitos (Ef 1.4, 6, 6, 9, 10, 12, 13). Ninguém é eleito à parte da união com Cristo pela fé.

(2) A eleição é “nele… pelo seu sangue” (Ef 1.7). Deus propôs antes da criação (Ef 1.4) formar um povo através da morte redentora de Cristo na cruz. Assim, a eleição está fundamentada na morte sacrificial de Cristo para nos salvar de nossos pecados (At 20.28; Rm 3.24-26).

(3) A eleição em Cristo é primariamente corporativa, isto é, é uma eleição de um povo (Ef 1.4, 5, 7, 9). Os eleitos são chamados “o corpo de Cristo” (4.12), “minha igreja” (Mt 16.18), “povo de Deus” (1Pe 2.9), e a “noiva” de Cristo (Ap 19.7). Portanto, a eleição é corporativa e compreende os indivíduos somente quando identificados e associados com o corpo de Cristo, a verdadeira igreja (Ef 1.22, 23; veja Robert Shank, Elect in the Son [Minneapolis: Bethany House Publishers]). Isto já era verdadeiro de Israel no Velho Testamento (veja Dt 29.18-21, nota; 2Re 21.14, nota; veja o artigo sobre a Aliança de Deus com os Israelitas, p. 298).

(4) A eleição para salvação e santificação do corpo de Cristo é sempre certa. Mas a certeza da eleição para os indivíduos permanece condicional à sua fé pessoal viva em Jesus Cristo e perseverança em união com ele. Paulo demonstra isto como segue. (a) O propósito eterno de Deus para a igreja é que devemos ser “santos e irrepreensíveis diante dele” (Ef 1.4). Isto se refere tanto ao perdão dos pecados (1.7) como à pureza da igreja como noiva de Cristo. O povo eleito de Deus está sendo levado pelo Espírito Santo em direção à santificação e santidade (veja Rm 8.14; Gl 5.16-25). O apóstolo repetidamente enfatiza este propósito superior de Deus (Ef 2.10; 3.14-19; 4.1-3, 13-24; 5.1-18). (b) O cumprimento deste propósito para a igreja corporativa é certa: Cristo irá “apresentar a si mesmo igreja gloriosa… santa e irrepreensível” (Ef 5.27). (c) O cumprimento deste propósito para os indivíduos na igreja é condicional. Cristo nos apresentará “santos e irrepreensíveis diante dele” (Ef 1.4) somente se continuarmos na fé. Paulo afirma isto claramente: Cristo irá “vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido” (Cl 1.22, 23).

(5) A eleição para salvação em Cristo é oferecida a todos (Jo 3.16, 17; 1Tm 2.4-6; Tt 2.11; Hb 2.9) mas torna-se real para as pessoas dependendo de seu arrependimento e fé quando aceitam o dom da salvação de Deus em Cristo (Ef 2.8; 3.17; cf. At 20.21; Rm 1.16; 4.16). No momento da fé, o crente é incorporado no corpo eleito de Cristo (a igreja) pelo Espírito Santo (1Co 12.13), por meio do qual ele se torna um dos eleitos. Dessa forma, há tanto a iniciativa de Deus quanto nossa resposta na eleição (veja Rm 8.29, nota; 2Pe 1.1-11).

Predestinação. A predestinação (gr. prooizo) significa “decidir de antemão” e aplica-se aos propósitos de Deus compreendidos na eleição. A eleição é a escolha de Deus “em Cristo” de um povo (a verdadeira igreja) para si mesmo. A predestinação compreende o que acontecerá ao povo de Deus (todos os genuínos crentes em Cristo).

(1) Deus predestina seus eleitos a ser: (a) chamados (Rm 8.30); (b) justificados (Rm 3.24; 8.30); (c) glorificados (Rm 8.30); (d) conformes à imagem de seu Filho (Rm 8.29); (e) santos e irrepreensíveis (Ef 1.4); (f) adotados como filhos de Deus (1.5); (g) redimidos (1.7); (h) recebedores de uma herança (1.14); (i) para o louvor de sua glória (Ef 1.2; 1Pe 2.9); (j) recebedores do Espírito Santo (Ef 1.13; Gl 3.14); e (k) criados para realizar boas obras (Ef 2.10).

(2) A predestinação, como a eleição, se refere ao corpo corporativo de Cristo (isto é, a verdadeira igreja espiritual), e compreende os indivíduos somente em associação com esse corpo através de uma fé viva em Jesus Cristo (Ef 1.5, 7, 13; cf. At 2.38-41; 16.31).

Resumo. Acerca da eleição e predestinação, podemos usar a analogia de um grande navio em seu caminho para o céu. O navio (a igreja) é escolhida por Deus para ser sua própria embarcação. Cristo é o Capitão e Piloto deste navio. Todos que desejam fazer parte deste navio eleito e seu Capitão pode assim fazer através de uma fé viva em Cristo, pela qual eles entram a bordo do navio. Enquanto estão no navio, em companhia do Capitão do navio, eles estão entre os eleitos. Se escolherem abandonar o navio e o Capitão, eles deixam de fazer parte dos eleitos. A eleição é sempre somente em união com o Capitão e seu navio. A predestinação nos diz sobre o destino do navio e o que Deus preparou para os que permanecerem nele. Deus convida todos a embarcar no navio eleito através da fé em Jesus Cristo.

Fonte: Life in the Spirit Study Bible, pp. 1854, 1855

Tradução: Paulo Cesar Antunes

Comentários

Postagens mais visitadas