Os Cinco Pontos do Calvinismo ( TULIP)

Esse texto fala da famosa TULIP (tulipa em inglês), isto é, os cinco pontos do Calvinismo. O texto abaixo é um resumo do texto do Wikipedia. Se você quiser saber maiores detalhes sobre Calvinismo (lembre-se, o calvinismo não é só a TULIP, mas muito mais do isso), acesse esse link ou o link do Instituto Presbiteriano Mackenzie, que contém mais artigos.
Veja, abaixo, o resumo da TULIP.



Os cinco pontos do Calvinismo não foram feitos por Calvino e sim a partir de uma contra-argumentação ao protesto que os seguidores de Jacobus Arminius (um professor de seminário holandês) apresentaram ao “Estado da Holanda” em 1610, um ano após a morte de seu líder.
Esses Cinco Pontos são:
T - Total Depravity: Depravação Total
U - Unconditional Election: Eleição Incondicional
L - Limited Atonement: Expiação Limitada
I - Irresistible Grace: Graça Irresistível
P - Perseverance of the Saints: Perseverança dos Santos
Depravação total do homem Também chamada de "depravação radical", "corrupção total" e "incapacidade total". Indica que toda criatura humana, em sua condição atual, ou seja, após a queda, é caracterizada pelo pecado, que a corrompe e contamina, incluindo a mente. Por isso, afirma-se que ninguém é capaz de realizar o que é verdadeiramente bom aos olhos de Deus. Em contrapartida, o ser humano é escravo do pecado, por natureza hostil e rebelde para com Deus, espiritualmente cego para a verdade, incapaz de salvar a si mesmo ou até mesmo de se preparar para a salvação. Só a intervenção direta de Deus pode mudar esta situação.
Eleição incondicional. É a escolha feita por Deus desde antes da fundação do mundo, daqueles a quem ele concedeu a graça da salvação. Esta escolha se baseia em sua decisão soberana e incondicional, irrevogável e insondável. Isso não significa que a mesma salvação final é incondicional, mas que a condição em que assenta (fé) é concedida também pela graça de Deus, como seu presente para os seus escolhidos.
Expiação particular (ou Expiação Limitada) Também chamada de "redenção particular" ou "redenção definida", significa a doutrina segundo a qual a obra redentora de Cristo foi apenas visando a salvação daqueles que foram escolhidos para a salvação desde antes da fundação do mundo. A eficácia salvífica do Cristo redentor é para tornar certa a salvação daqueles a quem Deus Pai escolheu.
Vocação eficaz (ou Graça Irresistível) Também conhecida como: "graça eficaz", esta doutrina ensina que a influência salvífica do Espírito Santo de Deus é irresistível, superando toda e qualquer resistência. Quando então, Deus soberanamente visa salvar alguém, o indivíduo não tem como resistir à essa graça da vida eterna com o próprio Deus.
Perseverança dos santos Também conhecida como "preservação dos santos" ou "segurança eterna", este quinto ponto sugere que aqueles a quem Deus chamou para a salvação, e depois, à comunhão eterna com ele (" santos ", segundo a Bíblia) não podem cair em da graça e perder sua salvação. Mesmo que, em suas vidas, o pecado os leve a renunciar à sua profissão de fé, eles (se eles são autênticos eleitos), mais cedo ou mais tarde, retornarão à comunhão com Deus. Essa doutrina é baseada na suposição de que a salvação é obra de Deus do começo ao fim, que Deus é fiel às Suas promessas, e que nada nem ninguém pode impedir Seus propósitos soberanos. No ensino tradicional calvinista, se uma pessoa cai em apostasia ou não mostra mais sinais de arrependimento genuíno, pode ser prova de que ele nunca foi realmente salvo, e, em seguida, que não fazia parte do número dos eleitos.
É importante frisar que o Calvinismo, NÃO SE RESTRINGE APENAS A TULIP! O Calvinismo vai muito além desses cinco pontos.


REFERÊNCIA GERAL: WIKIPÉDIA

Comentários

Postagens mais visitadas