Estudando a bíblia, sem bíblia de estudo

Texto: Peter Erick de Oliveira 
Revisão: Plabyo Geanine Nunes de Oliveira


Já quero, de antemão, deixar claro que não sou contra o uso de Bíblias de estudo, muito pelo contrário, tenho uma opinião sobre elas, a qual vocês podem conferir neste link; inclusive possuo três. Escrevo este texto apenas para dar uma dica sobre como estudar a Palavra de DEUS sem uma bíblia de estudo.

Estudar a Palavra de Deus com Bíblias de estudo é muito bom, mas é melhor ainda estudá-la sem o auxílio dessas.

Claro, estou expressando minha opinião, e essa questão - de usar ou não bíblia de estudo em um devocional ou estudos diários - é bem pessoal; a decisão final é sempre do estudante. Porém é de grande importância que os estudos sejam feitos sem muita necessidade de comentários de rodapé; precisamos ter uma experiência da Palavra de Deus, ao receber a revelação dela, por meio de nossos próprios estudos.

Mas vamos lá, estudo da Bíblia sem Bíblia de estudo.

Bíblia com letra grande

Nada melhor do que termos conforto ao ler a Bíblia. Essa recomendação nada tem a ver com o fato da pessoa enxergar bem ou não, porém, está relacionada à comodidade na leitura. Letras pequenas e miúdas cansam a vista e isso não é bom.
No mercado, há Bíblias de tamanho pequeno, entretanto com letras maiores do que de algumas outras. Esse é o caso, por exemplo, da "Gordita", da SBB, que, aliás, foi uma excelente ideia dessa instituição. Parabéns Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).


Prefira Bíblias que tenham notas e referências cruzadas


Notas e referências são aquelas pequenas abreviações de livros e versículos que há no rodapé das páginas. São ótimas para a leitura de passagens paralelas e tornam os estudos mais gostosos. Muitas bíblias possuem esse recurso, incluindo a que eu indiquei no tópico anterior, a "Gordita".


Ferramentas para apoio


Dicionários bíblicos, concordâncias bíblicas ou chaves bíblicas são ótimas ferramentas de apoio. Dicionário bíblico é essencial, principalmente aos que usam traduções do tipo equivalência formal, e também aos que não estão acostumados à linguagem erudita.

Um excelente dicionário bíblico é o "Dicionário da Bíblia Almeida", da SBB, que possui todas as palavras das ARA e ARC, bem como outras definições e ajudas. Concordâncias, ou chaves bíblicas, te ajudarão a encontrar aquela passagem da qual se esqueceu.


Tenha mais de uma tradução bíblica

É natural que uma tradução consiga expressar melhor o sentido do texto do que outra, daí a importância de possuir mais de uma.

Eu recomendo o uso de uma de cada equivalência, em especial, uma NVI e qualquer uma das Almeidas, que são usadas em cultos; ou então uma da formal e duas da dinâmica, ou vice-versa. Se puder ter mais traduções, melhor, pois você poderá ter um melhor estudo da Palavra, fazendo uma comparação de expressões e tendo uma boa interpretação dos textos bíblicos.

Não entendeu nada do que eu disse sobre equivalência? Veja este link do Wikipédia, este da SBB para equivalência Formal, este para equivalência Dinâmica e este vídeo do Reverendo presbiteriano Augustus Nicodemus Lopes, para ter um resumo das duas.



Equivalência Formal

Almeida Revista e Corrigida Fiel

Almeida Revista e Corrigida - (ARC)

Almeida Revista e Atualizada (ARA)

Almeida Revisada

Almeida Edição Contemporânea

Almeida Século 21

King James em português


Equivalência Dinâmica ou funcional

Nova Versão Internacional (NVI)

Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)


Paráfrase

Bíblia Viva (Também é de equivalência dinâmica)
A Mensagem

NÃO SE ESQUEÇA

Sua igreja tem EBD, Escola Bíblica Dominical? Não deixe de participar!
Tem culto de ensinamento? Não abra mão dele.


EXTREMAMENTE IMPORTANTE

Antes de cada leitura e estudo da Palavra de DEUS, ore e peça ao Criador que te dê entendimento e sabedoria. O Conhecimento técnico é fundamental, mas é necessário também a revelação do alto, para conhecermos mais o Deus Vivo e termos comunhão com Ele.



Irmão Peter Erick








Comentários

Postagens mais visitadas