Uma mensagem à Igreja Local e à Liderança3º Trimestre de 2015

3º Trimestre de 2015




“A NECESSIDADE DE ÉTICA MINISTERIAL NA IGREJA” (2 TIMÓTEO 2.15)

I. O líder cristão como exemplo ético para os que estão à sua volta.
Quando escreve e direciona suas epístolas aos jovens pastores Timóteo e Tito, o apóstolo Paulo apresenta alguns aspectos indispensáveis à vida daqueles que exercem o ministério na Casa de Deus. Os que possuem a incumbência de ministrar perante a igreja devem ser exemplo para o rebanho de Deus. Uma vida ética que obedece a Palavra de Deus e respeita o próximo é fundamental para a edificação do Corpo de Cristo (cf. Tt 1.5-9).
Na Bíblia de Estudo Pentecostal, encontramos mais detalhes dessa importância: “O líder cristão deve ser, antes de qualquer coisa, ‘exemplo dos fiéis’ (1 Tm 4.2; cf. 1 Pe 5.3). Isto é: sua vida cristã e sua perseverança na fé podem ser mencionadas perante a congregação como dignas de imitação. (a) Os dirigentes devem manifestar o mais digno exemplo de perseverança na piedade, fidelidade, pureza em face à tentação, lealdade e amor a Cristo e ao evangelho (1 Tm 4.12,15). (b) O povo de Deus deve aprender a ética e a verdadeira piedade, não somente pela Palavra de Deus, mas também pelo exemplo dos pastores que vivem conforme os padrões bíblicos. O pastor deve ser alguém cuja fidelidade a Cristo pode ser tomada como padrão ou exemplo (cf. 1 Co 11.1; Fp 3.17; 1 Ts 3.7,9; 2 Tm 1.13)” (CPAD, 1995, p. 1867).
Não obstante, nos dias atuais, vemos no seio da igreja uma imensa carência de obreiros que verdadeiramente possuam a ética, isto é, obreiros que possuam em sua formação ministerial, valores e preceitos intrínsecos em sua personalidade de modo que alcancem bom testemunho dos crentes que fazem parte da sua comunidade de fé, e principalmente, dos que são neófitos na fé, ou seja, crentes recém-nascidos no evangelho. Além disso, também deve prestar um bom testemunho aos descrentes, por intermédio do seu comportamento exemplar, respeito, educação e amor para com o próximo.
Portanto, tais qualidades tornam-se indispensáveis para o exercício adequado por parte dos que realizam a obra de Deus.
II. O líder cristão deve servir a todos.
Além do mais, outra especificidade que deve possuir o líder que teme a Deus e que cuida em ser um obreiro aprovado, é a predisposição em servir. Em contraste com a realidade de muitos nos dias atuais que esperam por ser servido, o próprio Cristo declarou de maneira bem incisiva: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20.28).
Diferentemente do modelo secular que atribui o dever de servir e honrar aos que estão em posição elevada, Cristo se despiu de sua glória e humildemente se fez homem, e achado na forma humana, se humilhou à condição de servo, a fim de mostrar o exemplo aos seus discípulos (cf. Fp 2.5-8).
No Reino de Deus, todos os que são chamados para liderar devem entender que somos salvos com a mesma missão de exercer o serviço pelo qual fomos alcançados pela graça de Deus. Assim como nosso Mestre lavou os pés dos discípulos, dando o exemplo de servidão, também devemos optar por servir aos nossos irmãos em tudo o que diz respeito à edificação espiritual e bem estar (Jo 13.12-17; Rm 15.2-7).
Ademais, o líder cristão não deve exercer o mando, e sim o serviço para que cada membro em particular sinta-se encorajado a auxiliar um ao outro, e finalmente juntos, possam trabalhar para a edificação do Corpo de Cristo (Ef 4.11-13). Também não deve almejar ou vangloriar-se por ser o maior, antes deve se tornar o menor, para que sirva de exemplo de humildade para os demais irmãos à semelhança do que Cristo realizou aqui na terra, durante o tempo de seu ministério (cf. Mt 23.11,12).
Portanto, o maior exemplo de liderança encontra-se na atitude de quem prefere servir ao invés de ser servido, quem escolhe ser humilde ao invés de se exaltar, pois em verdade afirma o provérbio: “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade” (Pv 15.33).
Considerações finais
Tendo em vista que somos privilegiados por prestarmos um serviço tão especial para o Reino de Deus, devemos considerar que todos quantos almejam por realizar esta obra devem possuir as qualidades esperadas por Deus.
O líder que verdadeiramente é chamado pelo Senhor, entende a sua responsabilidade ética perante a igreja. Embora não seja perfeito, entende perfeitamente que para ser um obreiro aprovado e que maneja bem a Palavra da Verdade, não basta apenas conhecê-la, mas deve também obedecê-la e praticá-la (Tg 1.22). Não se envergonha do serviço que presta para o Reino de Deus, nem mesmo escandaliza os que aceitaram recentemente a fé, mas se orgulha de ser o exemplo dos fieis.
Cristo em tudo se mostrou fiel e obediente e espera que os seus servos entendam a missão de não apenas fazer, mas também de ser exemplo de humildade e amor para com o semelhante. Visto que a saúde de uma igreja depende em muito da qualidade dos obreiros e da liderança que nela presta o serviço para Deus, que se agrada quando o seu povo persevera na oração, na Palavra da Verdade, no partir do pão e na comunhão (At 2.42-44).
Que possamos, como obreiros de valor, cumprir com excelência o chamado ministerial com que fomos chamados, como verdadeiros obreiros aprovados pelo Senhor


Comentários

Postagens mais visitadas